top of page

ESTUDO DE LOGARITMOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Francisco Odécio Sales

Universidade Federal do Ceará

http://lattes.cnpq.br/5358752623192820

https://orcid.org/0000-0002-2873-049X

E-mail: odecio.sales@ifce.edu.br

Maria Aliciane Martins Pereira da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

http://lattes.cnpq.br/2449010017186245

https://orcid.org/0009-0006-9957-3993

E-mail: maria.aliciane.martins61@aluno.ifce.edu.br

Tatiana Duarte de Brito

Instituto Federal do Ceará

https://lattes.cnpq.br/0318409014031745

https://orcid.org/0000-0002-4471-0130

E-mail: atiprof7@gmail.com

 


DOI-GERAL: http://dx.doi.org/10.47538/BJE-2023.V1N4
DOI-INDIVIDUAL: http://dx.doi.org/10.47538/BJE-2023.V1N4-03


RESUMO:

Este artigo investiga o papel fundamental dos logaritmos, cujo surgimento no início do século XVII foi motivado pela necessidade de simplificar cálculos trigonométricos na Astronomia e Navegação. A contribuição pioneira do escocês John Napier, desenvolvedor dos logaritmos, é examinada, destacando-se a estratégia de substituir operações complexas, como multiplicação e divisão, por procedimentos mais simples, como adição e subtração. O texto aborda a prática comum na época de publicar tabelas contendo potências sucessivas de um número específico, evidenciando que a soma ou diferença dos expoentes refletia a multiplicação ou divisão das próprias potências. A utilidade dessas tabelas para simplificar cálculos era, no entanto, questionável, uma vez que a fatoração dos números a serem multiplicados nem sempre resultava em uma base comum. Além disso, o crescimento da base frequentemente resultava em lacunas significativas entre os números, dificultando a aplicação prática. Este estudo explora, portanto, não apenas a história dos logaritmos, mas também as limitações das abordagens tradicionais, propondo uma análise crítica das tabelas de potências. Ao compreender as dificuldades enfrentadas pelos matemáticos do passado, este artigo busca enriquecer a compreensão contemporânea dos logaritmos e sua evolução ao longo do tempo.


PALAVRAS-CHAVE:

Estudo de Logaritmos. Resolução de problemas. Matemática.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Francisco Odécio Sales

outorando em Educação (Ensino de Matemática) na Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019), por onde também obteve os títulos de Especialista em Ensino de Matemática (2015) e Licenciado Pleno em Matemática (2010). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2008) onde atuou como Monitor de Cálculo Diferencial e Integral (2005) e Bolsista de Iniciação Científica CNPq (2005-2008). Especialista em Matemática, Linguagens e Ciências Humanas e Sociais aplicadas pela UFPI. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Itapipoca da Licenciatura em Física. Atuou como Tutor e Professor Formador II da Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFCE) desde 2011 e Professor Formador da UAB/UFC das Licenciaturas em Matemática e Física. Orientador de Graduação e pós graduação (Monografia e TCC). Atuou como Professor efetivo da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC/CE) por 15 anos e também da Rede Municipal de Fortaleza (SME). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial. Coordenou o Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) de Crateús/CE de 2019 a 2022 e atualmente coordena o POTI de Itapipoca/CE. Atua nas seguintes frentes de pesquisa: Superfícies Mínimas, Geometria não euclidiana, Olimpíadas de Matemática, Equações Diferenciais Aplicadas e Ensino de Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa em Geometria e Topologia das Singularidades (IFCE), do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ensino, Ciência e Tecnologia (IFCE Campus Itapipoca) e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq). Membro do corpo editorial das editoras Conhecimento Livre, Atena, Quipá, Amplamente Cursos, DINCE, Arcos editores, V V e InVivo e da Revista Clube dos Matemáticos. Autor de livros na área de Matemática e Educação. Revisor de periódicos.

Maria Aliciane Martins Pereira da Silva

Licencianda em matemática pelo Instituto Federal do Ceará - Campus Crateús. Exerceu a atividades de bolsista remunerada em Monitoria em Matemática Básica e atualmente bolsista do Programa Residência Pedagógica. Voluntária em Monitoria de Matemática Discreta e Iniciação Científica. Atuou com professora da rede municipal por dois anos consecutivos e atualmente trabalha como Orientadora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação em Nova Russas. Tem interesse em assuntos relacionados a educação matemática, formação de professores e inteligência artificial.

Tatiana Duarte de Brito

Instituto Federal do Ceará

REFERÊNCIAS

U.S. GEOLOGICAL SURVEY. Historic Earthquakes. Disponível em: http://earthquake.usgs.gov. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).


U.S. GEOLOGICAL SURVEY. USGS Earthquake MagnitudePolicy. Disponível em: http://earthquake.usgs.gov. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado).


Brazilian Journal of Education - capa - v1 n4.png

COMO CITAR:

SALES, F.O.; SILVA, M.A.M.P.; BRITO, T.D. Estudo de logaritmos através da resolução de problemas. Revista Internacional - Brazilian Journal of Educacion. Natal/RN, v. 1, n. 4, p.20-34; out./dez. 2023.

Publicado: julho de 2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page